Páginas

sexta-feira, 18 de abril de 2014

ANTES DE PARTIR

É comum ao ser humano afastar a idéia da morte, imaginando que nunca vai morrer, e achar que tragédias fatais só acontecem com os outros.
De qualquer forma, a vida segue seu rumo, lado a lado com a morte. Pode parecer que hoje estou pessimista ao escrever sobre um assunto fúnebre. Pelo contrário! Estou muito bem, obrigada.
Assisti a um filme imperdível: "Antes de Partir". Ao ler os nomes dos artistas principais, Jack Nicholson e Morgan Freeman, já fui certa de que iria gostar. E que filmaço! Prima pelos diálogos engraçados, comoventes, entre duas pessoas idosas, expressivas e inteligentes, que se conhecem num quarto de hospital.
Jack é o rico dono do hospital e de um humor sarcástico. E Morgan é um mecânico de classe média, fala pausada, cheio de sabedoria e bondade. Um é branco e o outro é negro. Os dois têm em comum o diagnóstico de câncer incurável e o prognóstico de que terão cerca de seis meses de vida.
O mecânico, ao saber da trágica notícia, começa a escrever uma lista com os itens que almeja cumprir antes de chegar a hora fatal.
Jack, o dono do hospital, lê aquilo e propõe fazer uma nova lista, começando por partirem pra uma viagem pelo mundo. E garante bancar todas as despesas.
Os dois fogem do hospital pra curtir aquela aventura, com o compromisso de cumprir a lista, realizando tudo aquilo que gostariam de fazer "Antes de Partir". O que os une é que ambos são muito inteligentes, irônicos e estão dispostos a não perder tempo.
Será que há necessidade de que todos os mortais recebam um aviso igual pra dar mais valor à vida, rever conceitos, romper barreiras? 
Os piores arrependimentos não são daquilo que fizemos, mas daquilo que deixamos de fazer. E este aviso da chegada da morte é muito raro de acontecer. Além disso, o tempo voa! Quando menos se espera, surgem os primeiros cabelos brancos.
E, ao entrarmos na fase dos enta, que poderá ser a última se não chegarmos aos cem anos, vamos deixar escapar esse tempo precioso, enquanto temos saúde e, ainda, alguma economia e uma aposentadoria garantida?
Muita gente, quando se aposenta, não sabe como aproveitar este benefício e entra em depressão. É porque se acostumou a lutar pela vida e nunca aprendeu a gozá-la.
Quanto tempo você acha que tem pela frente? Não existe uma resposta, né? Então trate de viver. Livre-se da rotina, das mágoas e repressões. Aproveite pra realizar seus sonhos possíveis e também os que considera impossíveis.
Envelhecer, como dizia a minha sábia mãe, Magdalena Léa, é ganhar mais vida!
Não fique dentro de casa, olhando pro relógio ou olhando pro teto, esperando o dia passar, sofrendo de tédio! Decida fazer uma atividade nova, aprenda a usar o computador, tablet, Ipad, Iphone, celular...
Descubra uma nova paixão por alguém ou por algum ofício. Conheça lugares e pessoas. Crie uma nova família, aumente a sua, pois nem sempre podemos contar com a nossa de origem.
Envelhecer não é a pior fase. A não ser que se fique inerte, enchendo a pança. O velho não precisa ser uma pessoa deprimida, rancorosa, nem cheia de dor. A pior é a da alma. Só que um dia ela sairá do nosso corpo inerte e viajará sozinha... pro além.
E vamos acabar com o preconceito contra a palavra "velho", pois “idoso” é sinônimo de velho. Está registrado nos dicionários!
Aproveite que está vivo! Levante, sacuda a poeira e venha participar ativamente da nossa rede de amigos.
Dance, cante, brinque, faça amigos. Não permita que seu tempo se acabe, aborrecido, sem brilho, sem encanto!
Ame a vida e ela lhe devolverá mais saúde e mais amor antes de você partir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita.Favor assinar com seu nome e mail.